segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

10 de Fevereiro de 2001 - O menino ganha um sonho


Esta história merece ter um parágrafo prévio, uma espécie de preâmbulo que começa no dia anterior. 9 de Fevereiro de 2001. O telemóvel Alcatel toca são pouco do que 16 horas. Olho, vejo que é da rádio local para a qual trabalhava em regime de colaboração aos domingos à tarde, nas tardes desportivas. É sexta-feira, não esperava. Do outro da linha perguntam-me: 'Humberto precisamos que amanhã faças reportagem em directo do hóquei em patins, no jogo entre a Oliveirense e o Benfica, podes?' 'Claro', respondo. A conversa segue e eu apresso-mo a contar a todos os que me rodeiam... Tenho 17 anos, penso pouco, gosto de desporto, gosto de falar... Pelo meio das chamadas, recebo uma. É o meu irmão Tony... Calma. Tenho um 'click' de memória e lembro-me que pode ser uma notícia melhor. 'JÁ NASCEU A MARIANA', diz ele do outro lado. 'Parabéns' digo eu, que no meio da loucura de ser tio pela segunda vez esqueço-me de lhe contar a minha novidade. Não faz mal... Já lhe digo, pensei. E assim fiz, quando lhe dei um abraço apertado de Parabéns uns instantes mais tarde no hospital.

No dia seguinte lá estava eu, mal dormido, o final da tarde anterior tinha sido demasiado emocionante. Pronto para a estreia. O local não me era nada desconhecido, havia jogado hóquei em patins ao longo de 6 anos naquele piso, em boa verdade ainda jogava, conhecia o espaço como as palmas das minhas mãos, mas agora era diferente... Jogava quem sabia, eu contava o que via. Duas horas do jogo lá estava eu, queria saber tudo, ver tudo, nada podia falhar. Filipe Gaidão brilhava nos encarnados, na Oliveirense a estrela era o argentino Fabrício Marimont. Entram para o aquecimento, Gaidão vem cumprimentar todos os jornalistas que estão junto à pista, eu incluído. Tremi, estava habituado a vê-lo de outra forma. Foi a única vez, a partir daí o tremer foi outro. Tudo montado, 15 minutos antes do jogo lá entro em directo: 'Boa tarde, Oliveirense - Benfica é jogo grande desta jornada do Campeonato Nacional da 1. Divisão de Hóquei em Patins. Mário Aguero e Carlos Dantas, duas lendas do hóquei mundial, procura sucesso no banco esta tarde...'



O menino ganhava um sonho... Felizmente continuo a tremer sempre que vou entrar em directo... Gosto de ver e contar.

Saudações cubistas.

HF.

Sem comentários:

Enviar um comentário