terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Quando Jacques II de Chabanes se cruza comigo no café...

Jacques II de Chabanes

Se há coisa que me deixa satisfeito entre os 30 metros quadrados de um espaço de snack-bar é a evidência da vida... Mais ainda, quando essa evidência me faz recordar uma das minhas personagens preferidas da história... Jacques II de Chabanes...

Homem de conquistas, Jacques foi um fiel militar francês que morreu lá para os meados do século XVI durante uma batalha. Nobre, como grande parte dos militares, e linha da frente, como todos daquele tempo no que a pátria diz respeito. Jacques II de Chabanes foi nomeada marechal e combateu em todas as guerras contra a Itália que aconteceram durante três reinados, mas não foi isso que tornou Jacques conhecido... Brincalhão e bem disposto para com a sua tropa, Jacques II cantava e só se não pudesse é que deixava passar em claro uma criação lírica em forma de verso... No dia em que morreu sofreu a 'revenche' dos seus soldados que lhe cantaram: 'se ele não estivesse morto, faria inveja'. A versão sofreu mutações e chegou aos dias de hoje como sendo a mais inspiradora frase para Lili Caneças: 'Se ele não estivesse morto, estava vivo...'

Ora Jacques II de Chabanes era o senhor de La Palice, homem que curiosamente, nunca teve nenhuma expressão que fizesse valer o título que a história lhe deu... Afinal de contas, em casa de ferreiro, espeto de pau...

Ah, é verdade, a evidência da vida que vos contava no início deste post, revelara um mundo de novas vidas. Forte e sentada na primeira mesa de sempre do café, uma senhora, já com a meia idade ultrapassada, esperava a entrada da 'amiga' que tardava em chegar... Ao fim de cinco minutos lá entra. Bombardeia a sentada, mal sente o cheiro da 'amiga' já dentro do espaço: 'Sabes que eu agora preciso de dois lugares de estacionamento...' Pergunta a 'amiga': 'Ai sim... Então porquê?' E responde a sentada bem ao estilo nobre de La Palice: 'Porque tenho dois carros...'

Saí bem disposto... A tarde estava ganha, a evidência da vida faz-me pensar que o mundo é tão mais engraçado quando vivido com a certeza de 2+2 dá 5, sempre que a conta estiver errada...

Sem comentários:

Enviar um comentário